Programa Guarani contrata Consultores Ambientalistas e Antropólogos

O Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista divulga termo de referência para contratação de 02 Consultores Ambientalistas e 02 Consultores Antropólogos. Os consultores técnicos especializados serão contratados para apoiar a elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (“PGTAs”) em Terras Indígenas Guarani. As consultorias e as atividades do projeto são apoiadas pelo Fundo Newton Fund / British Council.

Acesse os termos de referência nos links abaixo:

TERMO DE REFERÊNCIA – CONSULTOR ANTROPÓLOGO

TERMO DE REFERÊNCIA – CONSULTOR AMBIENTALISTA

Para a vaga de CONSULTOR AMBIENTALISTA os candidatos devem ter formação em Geografia, Biologia ou áreas correlatas; com domínio de geoprocessamento (elaboração de mapas), da escrita e familiaridade com a elaboração de relatórios técnicos; experiência de trabalho de campo com povos indígenas e/ ou comunidades tradicionais em discussões afeitas à territorialidade e à gestão de recursos ambientais.

Para a vaga de CONSULTOR ANTROPÓLOGO Os candidatos devem ter formação em ciências sociais ou áreas correlatas, com especialização lato ou stricto censu em antropologia; domínio da escrita e familiaridade com a elaboração de relatórios técnicos; experiência de trabalho de campo com povos indígenas e em discussões afeitas à territorialidade e à gestão de recursos ambientais.

Experiência prévia com povos Guarani, e conhecimentos específicos da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI serão especialmente valorados.

Os consultores comporão equipe com técnicos ambientais, e assumirão o encargo de elaborar, em conjunto com as comunidades guarani, Planos de Gestão Territorial e Ambiental para duas terras indígenas contando sempre com o apoio e a revisão da equipe técnica do Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista. As atividades a serem realizadas envolverão portanto, mas não só:

  • apoiar a realização e participar de reuniões com as lideranças da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, organização política indígena autônoma que articula as aldeias guarani do sul e do sudeste do país, para apresentar os termos do projeto, o plano de trabalho, e discutir posteriormente os produtos finais;

 

  • participar de reuniões com a equipe do Programa Guarani do Centro de Trabalho Indigenista, e manter contato regular com os coordenadores do projeto que acompanharão as atividades da consultoria;

 

  • promover incursões em campo, em ambas terras indígenas, para os levantamentos necessários à elaboração do PGTA, sistematizar os dados, e elaborar o produto final da consultoria, sempre em colaboração com as comunidades.

 

Cada equipe, composta de um antropólogo e um técnico ambiental será responsável pela elaboração de 2 (dois) PGTAs, isto é, cada consultor se comprometerá com o trabalho em duas terras indígenas.

Os interessados deverão enviar currículo até o dia 13 de maio de 2016, ao e-mail: [email protected], com a indicação “CONSULTOR – ANTROPÓLOGO” OU “CONSULTOR AMBIENTALISTA” no campo do assunto.

Os selecionados serão convocados para entrevistas entre os dias 16 e 20 de maio de 2016.