Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Pënxwyj Hëmpejxà

Localizado no Município de Carolina, Sul do MA, em território historicamente ocupado por estes povos, o Pënxwyj está no coração do Cerrado Brasileiro, eqüidistante as 06 Terras Indígenas Timbira. A região da cidade de Carolina e do Centro Timbira faz parte da história de vida destes povos, são locais de referência, por onde andavam, construíam suas aldeias e mantinham suas relações. O nome Pënxwyj Hëmpejxà (se pronuncia pinthui repenchá) foi escolhido por carregar um sentido de amizade que é marcada por extremo respeito.
 

Pënxwyj Hëmpejxà é local de formação e acesso a conhecimentos, para além de um local de aprendizagem e pesquisa, é um espaço consolidado de intercâmbio cultural e político entre os Timbira. Mantido pelo Centro de Trabalho Indigenista e pela Associação Wyty Catë dos Povos Timbira do Tocantins e Maranhão, o centro se originou em 1997 para a realização dos cursos de formação de professores Timbira – que acontecia duas vezes ao ano, durante 30 dias. A primeira turma, com 50 alunos, formou-se ao final de 2006. Além da escola Timbira o Centro sediou grandes encontros entre cantadores Timbira que resultaram na gravação dos CDs – Amjekin e Pepjê.
Atualmente sedia encontros da Associação Wyty Catë dos Povos Timbira do Tocantins e Maranhão e da Comissão de Professores Timbira e de atividades propostas pelo programa de licenciatura intercultural promovido pela Universidade Federal do Tocantins. Além destas atividades, o Pënxwyj é palco dos ciclos de oficinas do Projeto Mentwajê Ambiental e Mentwajê Cultural e abriga o Acervo Cultural Timbira.    
 

O Centro de Pesquisa é o primeiro Ponto de Cultura Indígena do País, reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2006. O Centro de Trabalho Indigenista está procurando parcerias para que este local possa ser também uma referência para não indígenas, pesquisadores e demais interessados, das Universidade do País, da cidade de Carolina e das regiões próximas às Terras Indígenas Timbira.