CTI: Programa Javari contrata assessor

Acesse o Termo de Referência em PDF AQUI

CTI PROGRAMA JAVARI CONTRATA:

O Centro de Trabalho Indigenista esta selecionando profissional para atuar como assessor junto aos povos indígenas na Terra Indígena Vale do Javari-AM no projeto “Articulação Transfronteiriça – Gestão territorial de terras indígenas e defesa dos direitos dos povos indígenas isolados na fronteira Brasil–­Peru”.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:

O Centro de Trabalho Indigenista – CTI é uma associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas. É constituído por profissionais com formação e experiência qualificadas e comprometidos com o futuro dos povos indígenas. Tem como marca de sua identidade a atuação direta em Terras Indígenas por meio de projetos elaborados a partir de demandas locais, visando contribuir para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais.

O CTI atua em Terras Indígenas inseridas nos Biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica e possui duas grandes linhas de ação: Controle territorial
e gestão ambiental: monitoramento e regularização fundiária, proteção territorial; apoio a atividades tradicionais, a alternativas econômicas e ao manejo sustentáveis; Ações de formação e referência cultural – formação de pesquisadores indígenas e a manutenção/fortalecimento das práticas socioculturais das sociedades indígenas, educação escolar, propostas culturais e ambientais e projetos políticos.

SOBRE O PROJETO:

O objetivo do Projeto “Articulação Transfronteiriça – Gestão territorial de terras indígenas e defesa dos direitos dos povos indígenas isolados na fronteira Brasil-­Peru” é fortalecer ações de organizações indígenas do Vale do Javari e organizações indígenas e indigenistas da fronteira Brasil-­‐Peru que possibilitem a consolidação de redes de ação locais e regionais propositivas em questões socioambientais transfronteiriças, considerando a existência de corredores etnohistóricos e culturais que perpassam o mosaico de áreas protegidas desta região.

DESCRIÇÃO:
• Assessorar as organizações indígenas do Vale do Javari;
• Subsidiar às organizações indígenas, indigenistas, órgãos governamentais e sociedade civil com informações sobre as ameaças à integridade territorial dos povos indígenas do Vale do Javari;
• Formar as organizações indígenas e seus representantes através de oficinas de formação e reuniões preparatórias para a realização de encontros e reuniões, para a gestão de suas organizações, e para participarem de forma qualificada nos conselhos municipais, regionais e comitês em geral.
• Acompanhar as organizações indígenas no planejamento e na execução de seus planos de trabalho, junto às aldeias representadas, dentro da TI Vale do Javari, especialmente nas demandas emergenciais em gestão territorial e ambiental.

REQUISITOS
• Experiência de trabalho junto aos Povos Indígenas e/ou populações tradicionais;
• Residir ou ter disponibilidade para residir em Tabatinga/AM por pelo menos 3 anos;
• Disponibilidade para viajar para as aldeias indígenas no interior da TI Vale do Javari;
• Formação em nível superior em ciências humanas ou ambientais;
• Boa organização no trabalho e habilidade para trabalhar em equipe;
• Boa redação e expressão;
• Disponibilidade para contratação imediata.

LOCAL DE TRABALHO, TEMPO E CONTRATAÇÃO
• Sede do CTI na cidade de Tabatinga/AM, tri-­fronteira Brasil-­Peru-­ Colômbia;
• Contrato anual, com renovação para mais dois anos;
• Remuneração de R$ 3.000,00 brutos via CLT.

Os currículos devem ser enviados até 05 de março/2015 para [email protected], contendo no assunto da mensagem “Assessor Javari CTI”.