Médio Xingu e o futuro de povos de contato recente: os Asurini e os Araweté

Voltar para Programas e Ações Estratégicas

As ações desenvolvidas pelo CTI entre os povos indígenas no médio Xingu tiveram início nas décadas de 1970, 1980 e 1990, sob coordenação da antropóloga Regina Polo Müller. As ações iniciais estavam voltadas para o apoio à regularização fundiária dos territórios indígenas da região e para a garantia da sobrevivência física e cultural dos Asuriní do Xingu.

De 2005 a 2008, as ações entre os Asuriní focaram a educação indígena integrada à qualificação da produção artística de modo a se viabilizar sua comercialização e criar condições de  participação no mercado cultural, como alternativa econômica para suprir as necessidades materiais advindas do contato. As ações compreenderam a elaboração de programas de educação indígena diferenciada para a Escola Indígena e acompanhamento de suas atividades, através de projetos financiados pelo CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 2006, o CTI elaborou o “Diagnóstico Socioambiental do Bloco de Terras Indígenas do Médio Xingu – Coorredor Sul Amazônico – Pará”. Por meio do levantamento de informações relativas (i) ao contexto regional e biogeográfico; (ii) às características etnográficas dos povos indígenas; (iii) aos Projetos oficiais e não-oficiais implantados ou previstos para a região e (iv) às organizações (indígenas, governamentais, não-governamentais, religiosas, etc) que atuam nas TIs, o Diagnóstico Socioambiental teve como objetivo identificar os principais problemas e oportunidades para a consolidação de projetos de ação indigenista na área. A partir de então, a Equipe Técnica do CTI elaborou diversos projetos de intervenção, principalmente na TI Koatinemo.

Atualmente, o CTI busca assessorar os povos do Médio Xingu no novo contexto de mudanças profundas da sua relação com a FUNAI frente ao processo de reestruturação dessa entidade e aos desafios e impasses ligados à implementação da temerosa usina de Belo Monte.